Os benefícios da Cactinea como suplemento alimentar

Também chamado de Pêra Espinhosa, cactinea é apreciado por suas qualidades culinárias e também é conhecido por suas propriedades medicinais como um suplemento alimentar. Teria acção antioxidante.

Benefícios cactinea

 

Tradicionalmente, tem sido dado um papel para reduzir os níveis de Glicose no sangue em diabéticos, aliviar a dor gastrointestinal ou ajudar a prevenir úlceras gástricas.

Note-se, no entanto, que os ensaios clínicos não são capazes de o certificar. Em caso de diabetes, não se recomenda a auto-medicação.

Assim, é importante consultar o seu médico antes de iniciar um tratamento com Cactinea. Ele vai propor uma dose adaptada às suas necessidades.

É composto por:

  • Folhas de pequenas dimensões cuja forma seja semelhante à de um cone;
  • Frutos semelhantes a bagas, contendo até 300 sementes;
  • Flores constituídas por pistilo, estames e pétalas.

Cactinea é uma variedade de cactos conhecidos por suas virtudes medicinais.

Na farmacopeia, foi utilizada para tratar várias doenças gastrointestinais e para reduzir os níveis de glicose no sangue em diabéticos.

Seus Benefícios

Este suplemento é rico em fibras, confira os benefícios da cactinea aqui, além disso, ela também é conhecida por suas propriedades de emagrecimento.

O fruto da cactinea, rico em mucilagem, leva a um estado de saciedade e portanto é usado como um suplemento alimentar, como um supressor de apetite.

A pesquisa médica moderna está gradualmente redescobrindo suas muitas propriedades:

  • Alimentos altamente nutritivos e energéticos;
  • Efeitos antioxidantes;
  • Anti-inflamatórios;
  • Hipolipidémicos;
  • Hipoglicemiantes e neuroprotectores.

Como muitos produtos naturais de saúde ricos em fibras dietéticas (psílio, por exemplo), parece que cactinea funciona principalmente por diminuir a absorção de glicose.

Estudos demonstraram que certos polissacáridos de cactinea podem também ter um efeito hipoglicémico, independentemente da ação.

Num ensaio preliminar de dupla ocultação publicado em 2010, foi testado o efeito de um extracto da variedade.

Este tratamento não teve mais efeito do que o placebo nos níveis de açúcar no sangue de 29 indivíduos obesos em risco de diabetes13.

Em contrapartida, num ensaio de dose única no mesmo estudo, o cactinea foi mais eficaz do que o placebo.

Nos indivíduos que tomaram o extrato de cactiea 30 minutos antes de consumirem um líquido contendo 75 g de açúcar, a resposta da glucose sanguínea foi mais baixa do que nos que tomaram placebo.

Massa corporal e os riscos cardiovasculares

Estudos clínicos recentes publicados em 2015 e publicados na revista Nutrição, mostraram que o consumo de um extrato de cactinea reduziu significativamente o índice de massa corporal.

O que está intimamente relacionado com a decomposição de gorduras que constituem tecido adiposo.

O mesmo estudo revelou um efeito benéfico do extracto de cactinea na pressão arterial (diminuição da pressão sistólica) e nos níveis de colesterol no sangue.

Reduz o açúcar no sangue

Vários estudos de cultura animal e celular sugerem que cactinea pode melhorar o diabetes por seu poder hipoglicêmico.

Um extrato dos frutos da cactinea pode baixar os níveis de Glicose no sangue e aumentar os níveis de insulina em ratos normais, a hormona que permite precisamente a assimilação de glicose no sangue pelos tecidos.

Um estudo clínico de 2010 nos EUA de homens e mulheres obesos pré-diabéticos sugere que cactinea pode regular significativamente o açúcar no sangue após as refeições.

Outros pesquisadores mexicanos demonstraram em 2013 os efeitos hipoglicêmicos da cactinea em um modelo de rato diabético induzido pela estreptozotocina.

Outro estudo publicado em 2014, em pacientes com diabetes Tipo 2, parece confirmar estes hipoglicêmico efeitos da cactinea.

Mas ainda a investigação continua a ser necessária, porque preliminar estudos clínicos foram realizados em um número limitado de pacientes diabéticos.

Gostou? Comente ai!