Porque o e-mail ainda é uma das formas mais usadas para contato?

Como ferramenta comercial, entrar Hotmail é de graça, o e-mail é ao mesmo tempo essencial e incrivelmente irritante. Embora não possamos ficar sem ele, muitos de nós não o estão usando da maneira correta, e ainda mais com algum de nós que estão enviando mais e-mails do que deveríamos, levando a distrações desnecessárias que nos custam cerca de 27 minutos de tempo produtivo.

Toda vez que enviamos um e-mail, conforme pode ser visto diretamente no Emi.art.br assumimos que o destinatário interpretará corretamente nossas palavras, nosso tom e nossas intenções. Esquecemos que as pessoas leem as informações de maneira diferente, e podemos acabar causando avarias e confusões desnecessárias.

Para entender o que deve ser um e-mail e quando devemos usar outros meios de comunicação, saiba primeiro que os e-mails funcionam melhor quando temos uma mensagem clara e inequívoca.

Antes de decidir se sua mensagem garante um e-mail ou outro modo de comunicação, faça a si mesmo algumas perguntas, como por exemplo: Você precisa disto respondido nos próximos 30 minutos? Você está confirmando as expectativas de sua equipe após uma discussão cara a cara? Você tem uma pergunta rápida (não crítica) que qualquer pessoa da equipe pode responder?

Veja aqui como acessar sua segunda via da conta Light sem ter que acessar seu e-mail!

Você já esperou o dia inteiro para receber uma resposta por e-mail de seu gerente? Então, quando você está prestes a enviar uma mensagem de acompanhamento, você se depara com ele na sala – ou até mesmo no Zoom – e o mesmo diz: “Sinto muito. Recebo muitos e-mails. Ao vivo é a melhor maneira de obter uma resposta imediata da minha parte”.

Como uma ferramenta de negócios, o e-mail é essencial e incrivelmente irritante. Embora não possamos passar sem ele, muitos de nós não o estão usando da maneira correta, e ainda mais, muitos de nós estão enviando muito mais e-mails do que deveríamos. Em média, verificamos nossas caixas de entrada 15 vezes por dia, levando a distrações desnecessárias e cerca de 27 minutos desperdiçados.

A ironia aqui é que o e-mail não é a melhor maneira de comunicar sobre… bem, a maioria das coisas. Toda vez que enviamos um e-mail, assumimos que o destinatário interpretará corretamente nossas palavras, nosso tom e nossas intenções.

Esquecemos que as pessoas leem as informações de maneira diferente e muitas vezes acabam causando mais avarias e confusão desnecessárias do que alinhamentos, quando na realidade, há muitas outras maneiras de nos conectarmos.

Por exemplo: Se estamos tentando fazer um argumento convincente, vídeo ou reuniões presenciais são o melhor caminho a seguir. Os portais de mensagens instantâneas como WhatsApp ou Telegram são mais intuitivos para check-ins rápidos. E quando se trata de esclarecer conversas, geralmente é mais fácil fazer uma chamada.

Simplificando, os e-mails não servem para todos os propósitos, e se usados incorretamente, eles nos atrasam.

Então, por que o e-mail se tornou nosso padrão?

Depois de alguns de experiência tanto com os funcionários quanto com os consultor empresarial, é possível observar que o e-mail é o meio de comunicação para a maioria das empresas. Por quê?

Esta é a maior teoria: Em algum momento, entre a invenção da Internet, o surgimento de provedores de serviços populares nos anos 90 (UOL, Microsoft Outlook, Delphi) e o lançamento do clássico de comédia romântica de Tom Hanks e Meg Ryan, You’ve Got Mail, as organizações começaram a usar o e-mail para compartilhar informações. Tornou-se um padrão, e nunca mais olhamos para trás.