O cabelo está continuamente a crescer e a ser substituído, e os folículos estão constantemente a criar novos pêlos a partir de nutrientes no corpo.
Os alimentos que as pessoas comem afetam como seu cabelo cresce e sua qualidade. Certas proteínas, gorduras, vitaminas e minerais são especialmente importantes para o cabelo forte e saudável.
Comer uma dieta variada e nutritiva também pode aumentar a saúde das unhas e da pele. As mudanças serão mais perceptíveis em pessoas que anteriormente tinham deficiências de vitamina ou nutrientes. Mesmo assim, pode levar um tempo para ver os resultados positivos, em termos de crescimento de cabelo.
A Academia Americana de Dermatologia estima que as pessoas perdem 50 a 100 cabelos por dia. Pouco depois, novos pêlos crescem dos mesmos folículos. O cabelo da cabeça costuma crescer cerca de 15 cm por ano.
As secções seguintes analisam os principais nutrientes para o crescimento do cabelo e quais os alimentos que os contêm.
1. Ovo
Os ovos são uma boa fonte de biotina, um mineral que pode ajudar a aumentar o crescimento do cabelo.
O desbaste do cabelo e a perda de cabelo são dois sintomas de deficiência de biotina. Outros sintomas incluem erupções cutâneas em torno do rosto e ânus, infecções da pele, e unhas quebradiças. As deficiências de biotina são raras.
Muitos suplementos dietéticos para o crescimento do cabelo contêm biotina. No entanto, há pouca evidência científica de que a biotina melhora a saúde do cabelo, pele ou unhas.
Exemplos de outros alimentos que contêm biotina:
- carne, incluindo peixe
- seco
- semente
- alguns vegetais, como batatas doces, espinafres e brócolis
Os ovos também contêm outros compostos que podem impulsionar o crescimento do cabelo, incluindo L-lisina, vitamina D, e certos minerais. Leia mais para mais informações
2. Castanhas do Pará
As castanhas-do-Brasil são uma excelente fonte de selênio, um mineral que pode ajudar a aumentar o crescimento do cabelo.
Autores de uma revisão científica observam que o selênio está envolvido na criação de cabelo. Eles relatam que o cabelo recém-formado toma selênio após receber oligoelementos do sangue.
No entanto, muito selênio pode causar queda de cabelo e queda de cabelo, juntamente com náuseas, erupções cutâneas e problemas do sistema nervoso.
O limite superior recomendado para o selénio em adultos é de 400 microgramas (mcg). As castanhas — do — Brasil são muito ricas em selénio-uma castanha-do-Brasil oferece 68-91 mcg-por isso as pessoas podem querer limitar a sua ingestão a cerca de quatro castanhas-do-Brasil por dia.
As concentrações de selénio nos alimentos à base de plantas variam com a localização geográfica e o teor do solo.
Outros alimentos que contêm selénio incluem:
- carne, incluindo fígado e peixe
- ovo
- leite e outros produtos lácteos
- pães e cereais
3. Peixes
Uma pessoa deve incluir uma fonte saudável de ácidos gordos na sua dieta.
As gorduras saudáveis são uma parte importante de cada dieta, e os ácidos gordos ómega-3 são bons para o coração, bem como para o cabelo, pele e olhos.
Os peixes podem ser boas fontes de omega-3s, bem como vitamina D, O que pode aumentar a saúde do cabelo.
Além disso, as pessoas que comem peixe têm um risco reduzido de várias doenças crônicas, e comer peixe gordo ajuda a manter o coração saudável, reduzindo o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.