A saúde sexual é uma parte importante da vida de um homem, independentemente da idade, estado civil ou orientação sexual. É também uma parte importante da base de um casal e contribui para a qualidade de vida. Problemas sexuais nos homens são muito comuns e afetam a saúde sexual. Muitos problemas com a saúde sexual podem ser tratados. Portanto, é importante para um homem discutir essas questões com um médico.
A definição de disfunção sexual é a incapacidade de ter um relacionamento sexual satisfatório. Esta definição depende da interpretação de cada pessoa sobre o que ele julga satisfatório. Em geral, a disfunção sexual pode afetar a qualidade de vida e, ainda mais importante, pode ser o primeiro sintoma de outro problema médico ou psicológico. Qualquer queixa sexual deve ser levada a sério e avaliada.
Qual é a fisiologia da função sexual?
A atividade sexual envolve coordenação entre vários sistemas do corpo. Hormônios e caminhos neurológicos devem estar em sincronia com o desejo sexual de estar presente. Vasos sanguíneos, nervos e integridade peniana devem estar presentes para uma ereção adequada e sua manutenção durante a relação sexual. Os músculos e os nervos coordenam a ejaculação alcançada quando a passagem fisiológica do esperma (dos testículos à uretra) está presente. O orgasmo é um fenômeno complexo que não é completamente compreendido, mas envolve a coordenação de músculos e nervos. Quando a disfunção sexual está presente, o médico deve avaliar todos os possíveis problemas nesta cadeia de eventos.
Como diagnosticados os problemas sexuais em homens?
A avaliação da disfunção sexual começa com uma história médica, sexual e psicológica detalhada, seguida de um exame físico completo. O segundo passo não deve ser ignorado porque a disfunção sexual pode ter muitas causas. Às vezes, o parceiro do paciente também pode contribuir para a avaliação e também pode fornecer informações úteis.