O que são bolha na boca? Você sabe? Elas não são muito comuns e geralmente são um alerta para o seu organismo, podem provocar dor e tendem a sumir sozinha. As bolhas na boca tem duas principais causas – aftas ou herpes. É preciso conhecer bem cada uma delas para saber a diferença entre elas e fazer o tratamento correto para cada tipo de ferimento.
A herpes é uma doença com uma gravidade um pouco maior, isso porque ela não tem cura apenas um tratamento. O que significa que apesar de cuidar e curar os sintomas você irá continuar com o vírus no organismo. Ele ficará lá adormecido até que o corpo passe por uma nova crise e os sintomas ressurjam no seu organismo.
A herpes labial é causada pelo vírus HSV simplex tipo 1. Acredita-se que aproximadamente 90% das pessoas tenha o contágio do vírus no organismo, porém poucas manifestam os sintomas. Assim é possível estar infectado e contagiar outras pessoas sem saber disso.
Os sintomas duram entre 10 e 15 dias e incluem bolhas doloridas no interior da boca e podem apresentar até mesmo febre. Essas bolhas são preenchidas por um líquido transparente, que contém níveis elevados do vírus transmissor, o HSV simplex.
As aftas são bastante similares, porém surgem na parte interna da boca. Elas costumam apresentar uma bolha grande e não um aglomerado de bolhas pequenas como na herpes. Podem ser bastante doloridas também e costumam sumir sozinhas, a duração é parecida com a da herpes.
As aftas por sua vez são causadas por bactérias e não são transmissíveis. Assim que se encerra o ciclo a ferida cicatriza. Para agilizar o procedimento é possível usar anticépticos para tratar o problema e auxiliar na cicatrização. Deve-se evitar também a ingestão de alimentos ácidos para não provocar a dor. Na dúvida dos sintomas procure sempre um médico.