Já se vão quase 55 anos da TV brasileira e muita coisa interessante aconteceu. Por isso, através de especialistas da área, foram apontados os melhores programas de todos os tempos, onde consideraram importantes parâmetros como a inovação do programa de humor TV Pirata, a qualidade técnica do Jornal Nacional, a importância histórica do Globo Repórter, entre outros adicionais que fizeram destas, atrações ímpares em suas categorias.
Mas ao observar diversos programas, chegaram à conclusão de que muita coisa boa ficou faltando. No entanto, confira aqui os mais votados:
O Céu é o Limite – Emissora – Tupi
Ano – 1956
O porquê é interessante, pois o programa para ganhar dinheiro no estilo game show transformava seus participantes em pessoas notórias, o que era original para a época.
Então, esse jogo televisivo foi inspirado no game americano, onde muitas perguntas eram respondidas, visando ganhar o prêmio de US $64.000 dólares. Assim, ele não trazia maiores novidades, mais alcançou muito sucesso.
O apresentador certificava o acerto do participante com uma frase que se tornou um bordão.
Jornal Nacional – Emissora – Globo
Ano – 1969
O motivo pelo qual esse jornal obteve sucesso é que foi o primeiro informativo passado ao vivo num canal de TV. No início o jornal não era transmitido nacionalmente, sendo exibido apenas em Brasília e mais oito lugares no centro-sul do país.
Nos anos 70, começou a ser difundido em todo o Brasil e tornou-se uma influência para reprodução em outros canais. Dessa forma, a atração teve um primeiro programa com 15 minutos somente, em que foi apresentado por jornalistas renomados e permaneceu 27 anos com a apresentação de um mesmo profissional.
Globo Repórter – Emissora – Globo
Ano – 1973
Esse programa se destacou porque foi inspirado em outra atração, de um canal americano, dessa maneira o Globo Repórter apresentou ao Brasil um formato de reportagens mais duradouras com vocabulário e desenvolvimento de filmagens, como nas obras cinematográficas.
A música tema do programa foi criada por um grupo não conhecido. A melodia também é trilha sonora de um filme dos anos 70.
O Bem Amado – Emissora – Globo
Ano – 1973
A novela escrita por Dias Gomes, foi o primeiro folhetim a cores transmitido pela TV brasileira a usar características da cultura nacional nos personagens. Como a pronúncia de Odorico Paraguaçu com sotaque baiano.
Essa foi uma adaptação feita do teatro para a TV. Onde o criador da releitura produziu mais personagens para a novela e acrescentou histórias para complementar os capítulos.
Roque Santeiro – Emissora – Globo
Ano – 1985
Cheia de personagens estranhos, essa novela se utilizou do humorismo para criticar a igreja, o coronelismo e a corrupção política. Em que o capítulo final quase alcançou 100% de audiência, sendo lembrado até os dias de hoje como recorde.
A primeira versão de Roque Santeiro nos 70 foi impedida de ir ao ar pela censura da época, porém a novela já tinha parte de seus capítulos rodados.
Armação Ilimitada – Emissora – Globo
Ano – 1985
O seriado modernizou a teledramaturgia com uma combinação de aventura, humorismo e cultura pop nos episódios. Tudo feito de maneira bem ágil bem ao modo dos anos 80.
Filmada somente com uma câmera, demorava-se 12 dias para fazer as gravações. Visto que a série tinha como enredo dois heróis aventureiros.
Anos Dourados – Emissora – Globo
Ano – 1986
A história se passava nos anos 50, onde a série tratava de temas que eram tabus para época. Sendo assim, este seriado é muito pedido pelos telespectadores para ser reexibido novamente.
A música tema tinha um arranjo somente instrumental, pois a letra só ficou pronta no final da atração.
Castelo Rá-Tim-Bum – Emissora – TV Cultura
Ano – 1994
Esse programa infantil contou com vários artifícios de animação e músicas para falar de direitos do cidadão, ciências, história e matemática. A série teve muito sucesso e ganhou vários prêmios em festivais internacionais de TV.