Comer alimentos fermentados tem feito um grande retorno entre as pessoas que conhecem hoje em dia. A maioria destes alimentos tem um sabor azedo e saboroso e, embora o azedar não é um sabor que estamos acostumados com a nossa dieta moderna, estes alimentos são, de facto, deliciosos e extremamente bons para o seu corpo. A razão é simples. Fermentar qualquer coisa, especialmente vegetais, cria bactérias probióticas saudáveis que são essenciais para um trato digestivo saudável e funcional.
Perda de peso sustentável depende da digestão saudável
Você pode estar comendo todos os alimentos saudáveis no mundo, mas se o trato digestivo não está funcionando corretamente, seu corpo não vai ver o benefício de um dime. É por isso que pensa-se que os probióticos são ainda mais importantes do que as vitaminas.
Ao promover bactérias intestinais amigáveis, os alimentos fermentados ajudam …
Digestão de ajuda
Apoiar a função imunológica
Aumente as vitaminas B (mesmo vitamina B12)
Facilite os ácidos graxos ômega-3,
Produzir enzimas digestivas, lactase e ácido lático
Lute contra bactérias nocivas e até mesmo células cancerosas
Expulsar toxinas e metais pesados do tecido celular.
Como isso ajuda com a perda de peso?
Todos os benefícios para a saúde listados acima ajudam a reduzir a inflamação geral do nosso corpo, o que é particularmente importante quando se trata de perda de peso.
Você pode ter ouvido falar das condições chamadas “resistência à leptina” e “resistência à insulina”. Um dos fatores que causam essas condições de ganho de gordura é a inflamação. Inflamação, mais especificamente “citocinas pró-inflamatórias”, que são os hormônios que causam inflamação, ativam os gatilhos FAT do seu corpo. Esses hormônios inflamatórios causam que as células do seu corpo se tornem resistentes à “leptina” e à “insulina”, os dois hormônios mais importantes para a regulação da gordura. Qualquer coisa que possa reduzir a inflamação crônica ajuda a abordar uma das principais causas de obesidade.
Estudos estão saindo o tempo todo agora ligando bactérias intestinais hostis com obesidade. Não é nenhuma surpresa, então, que mais e mais médicos estão usando terapia probiótica para tratar obesidade, diabetes, depressão e doenças cardíacas, bem como uma série de outras condições.
Quais são os alimentos fermentados?
Os alimentos fermentados são alimentos que passaram por um processo de fermentação em que as bactérias naturais se alimentam do açúcar e do amido nos alimentos. Este processo tem sido usado há séculos para preservar alimentos, e agora sabemos que também cria enzimas benéficas e várias estirpes de probióticos. Quando a maioria das pessoas pensa em alimentos fermentados, coisas como picles, pimentos marinados, cogumelos, pepinos, alcachofras e até queijo podem vir à mente. Embora esses alimentos tenham sido tradicionalmente fermentados e incorrem em alguma forma de fermentação, eles não são o tipo de alimentos fermentados benéficos que ajudam na saúde digestiva e perda de peso.
Atenção! Nem todos os alimentos fermentados são criados iguais
A maioria dos alimentos em lata ou jarred no supermercado (e até mesmo queijo) são processados para consumo em massa através de um processo chamado pasteurização. A pasteurização é um processo de aquecimento que mata bactérias. Isso é útil ao prolongar a vida útil de um produto, mas não é útil ao tentar preservar a bactéria saudável que é tão essencial para sua saúde digestiva.